Política

Campanhas mantêm corpo a corpo em Niterói

Juliana Benício voltou ao Centro da cidade nesta sexta (13). Foto: Divulgação

Os candidatos a prefeito de Niterói aproveitaram a sexta-feira (13) de véspera das eleições para irem às ruas conversar com a população nesta reta final. Juliana Benício (NOVO) voltou ao Centro e fez um corpo a corpo com os eleitores. "Quero reforçar a minha presença em regiões onde a minha campanha foi muito bem recebida e o Centro se destaca", contou.

Juliana disse que os moradores e niteroienses de outros bairros que trabalham ou passam pelo Centro aprovaram o seu projeto de alavancar a economia e o empreendedorismo.

"Temos uma região pronta para se desenvolver. A infraestrutura é ótima; internet, telefonia, transportes, enfim, o que precisamos fazer é uma ação conjunta de vários órgãos da prefeitura e do estado para resolver a segurança, a grave questão social dos moradores de rua, e permitir habitações residenciais, comerciais e lojas", disse.

À tarde a candidata participou do debate sobre “Educação: Impactos de uma gestão eficiente”, com os deputados estaduais Alexandre Freitas e Chicão Bulhões (NOVO, RJ), Daniel José (NOVO, SP) e dos educadores Carmen Migueles e João Gomes.

"A prefeitura gasta R$ 1.300,00 por aluno nas escolas da rede municipal; é o valor da mensalidade de muitas escolas privadas. No entanto, o retorno é pífio, falho. Há crianças na quarta série que não sabem ler, o material didático muitas vezes chega no meio do ano e o aparelhamento do setor é gritante", reclamou Juliana.

Deuler da Rocha (PSL) esteve durante à tarde, em um almoço fechado com empresários locais onde apresentou propostas de fomento à geração de emprego para diversos setores da cidade. No final da tarde, o delegado da Polícia Federal realizou um comício online via Facebook, onde apresentou suas considerações sobre a campanha. 

O candidato Axel Grael (PDT) prometeu ampliar as parcerias com a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do desenvolvimento de tecnologias como resposta aos desafios da cidade, principalmente nesse momento de retomada econômica.

Ele lembrou que uma das iniciativas de destaque que já vem sendo realizada nos últimos anos é o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), edital de R$ 25 milhões que financia projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica para atender as demandas de Niterói. 

"Niterói é a cidade mais inteligente do Estado do Rio e temos o privilégio de abrigar a UFF, que tem, cada vez mais, um papel importante na manutenção desse protagonismo. Por causa da pandemia, estamos atravessando a maior crise da nossa geração e, mais do que nunca, é preciso incentivar o desenvolvimento sustentável, com justiça social. Nesse momento de retomada econômica, em que a inovação e o uso de novas tecnologias se tornam imprescindíveis, a UFF é uma parceira estratégica no planejamento, elaboração de projetos e prestação de serviços aos niteroienses", disse Grael.

A dois dias das eleições 2020, Felipe Peixoto (PSD) manteve nesta sexta-feira (13), a rotina de reuniões e panfletagens pela cidade, como Largo da Batalha e Icaraí, reforçando as suas propostas com moradores, comerciantes e eleitores em geral.

O dia terminou com a Live da Arrancada nas redes oficiais do prefeitável. Um dos destaques da agenda foi o encontro na Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), onde Peixoto e o vice Bruno Lessa foram recebidos pelo presidente da entidade, Eugênio Schitine, e o diretor executivo Luiz Otávio Ferreira, que apontaram os problemas do bairro, como os alagamentos, a falta de calçamento das ruas e a necessidade da recuperação da restinga da praia. Felipe respondeu reafirmando seus planos para a região, como um amplo programa de macrodrenagem.

"Como sempre falo, iremos trabalhar para toda a cidade, e aqui em Itacoatiara não será diferente. Vamos implementar um plano de macrodrenagem para acabar de vez com os alagamentos, e também o projeto Ruas Completas, para terminar a urbanização do bairro e dar fim à poeirada em dias de muito sol. Prevemos este projeto para toda a cidade, com ações integradas de acessibilidade, arborização, pavimentação, calçamento, iluminação e sinalização, respeitando as particularidades e potencialidades de cada área", garantiu Felipe.

Allan Lyra (PTC) iniciou sua agenda em visita à comunidade do Sabão, onde panfletou e conversou com moradores. Ao fim da tarde, panfletou ainda com os candidatos a vereadores da coligação Aliança por Niterói na rua Moreira Cesar, em Icaraí. Durante a noite, reuniu-se privadamente com apoiadores.

O candidato Flavio Serafini e a vice Josiane Peçanha, ambos do PSOL, aproveitaram o dia para ficar na rua e conversar com a população. À noite fizeram a última caminhada da campanha, pelas ruas de Icaraí, em companhia dos candidatos e candidatas à vereança do PSOL.

Serafini se diz otimista com o resultado, embora ache que foi uma campanha 'morna' com pouca chance de debate, "especialmente pela ausência do candidato da situação", conta. 

"Espero estar no segundo turno, pois já temos um acúmulo na cidade, fui o deputado mais votado aqui e temos uma força coletiva de apoio. O segundo turno é fundamental para ampliar o debate sobre que cidade queremos construir. Não podemos continuar com fila de milhares de crianças para entrar na creche, não podemos ter na cidade um cenário de tanto desemprego. Niterói tem uma das maiores arrecadações do país, em função dos royalties e é preciso aproveitar isso para deixar um legado de direitos sociais para a população, especialmente os mais vulneráveis. Uma das primeiras medidas de nosso governo será garantir a renda básica permanente e implantar uma política de geração de empregos", disse Serafini.

Os candidatos Renata Esteves (PMB), Sérgio Perdigão (PSTU) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 21h19

< 'Sextou' nas ruas atrás de votos em São Gonçalo Justiça nega habeas corpus a suspeito de vender imóveis na Muzema <